Agora são 11:39 do dia 25 de setembro de 2025

Tocantins Avança Na Suinocultura Com Primeiro Frigorífico Autorizado Para Abate De Suínos

O Tocantins deu um importante passo para o fortalecimento da cadeia produtiva da suinocultura. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) autorizou o frigorífico Boa Esperança, localizado no município de Silvanópolis, na região central do estado, a realizar o abate de suínos. Este é o primeiro estabelecimento registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) com permissão para essa atividade. O primeiro abate foi realizado nesta quinta-feira, 27.

Com capacidade para processar até 52 suínos por dia, o frigorífico já possuía registro no SIE para o abate de bovinos e solicitou a ampliação para suínos. A Adapec acompanhou todas as etapas do projeto e as adequações necessárias para garantir a segurança e a qualidade do processo. “Após orientações e testes, autorizamos o frigorífico para o abate de suínos”, destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

A instalação de um frigorífico de suínos no estado representa um grande avanço para a economia local e regional. De acordo com Antônio José de Sousa Caminha, gerente de Inspeção Animal da Adapec, o empreendimento fortalece a cadeia produtiva da suinocultura, gera empregos diretos e indiretos e garante produtos de qualidade para os consumidores. “Esse avanço impulsiona o mercado de carne suína no estado, promovendo crescimento e diversificação econômica”, ressaltou.

O proprietário do frigorífico, Milton Guarese, destacou a importância do apoio da Adapec na implementação do projeto e acredita que a suinocultura no Tocantins tem potencial para crescer. “Agora, com um frigorífico habilitado para o abate de suínos, a carne pode ser comercializada em todo o estado, incentivando o crescimento da atividade”, afirmou.

Com essa conquista, o Tocantins fortalece sua agroindústria e abre caminho para novos investimentos no setor, garantindo qualidade e segurança alimentar para a população.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress