Agora são 1:30 do dia 26 de setembro de 2025

Aprovado no Senado, projeto relatado por Professora Dorinha põe fim a benefícios por idade em crimes de estupro

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei 419/2023, que impede a aplicação de atenuantes de pena baseadas na idade do agressor em casos de estupro.

A proposta, que segue agora para sanção presidencial, foi relatada pela senadora Professora Dorinha Seabra (União) e apresentada pela deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).

Atualmente, o Código Penal permite a redução da pena quando o agressor tem menos de 21 anos na data do crime ou mais de 70 anos na data da sentença. A nova medida altera essa regra, impedindo que esses fatores sejam considerados atenuantes quando se tratar de crimes sexuais contra mulheres. Além disso, o texto também elimina a redução do prazo de prescrição nesses casos — benefício previsto atualmente para agressores que se enquadram nessas faixas etárias.

A senadora Professora Dorinha destacou que a mudança na legislação responde ao aumento dos casos de violência sexual e representa um avanço no combate à impunidade. “É uma forma de tornar a lei mais rigorosa e de reforçar que a proteção às mulheres deve ser prioridade. Não podemos permitir que a idade do agressor seja uma justificativa para penas mais brandas em crimes tão graves”, afirmou.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress