Agora são 11:43 do dia 25 de setembro de 2025

Senadora Professora Dorinha Participa da 16ª Festa da Colheita do Capim Dourado, em Mateiros

Neste fim de semana, a senadora Professora Dorinha participou da 16ª edição da tradicional Festa da Colheita do Jalapão, realizada no povoado Mumbuca, município de Mateiros. O evento, que celebra o início da colheita do capim dourado, símbolo do Tocantins e matéria-prima para o famoso artesanato local, reuniu comunidades quilombolas, artesãos, turistas e lideranças regionais.

A programação da Festa da Colheita teve início na sexta-feira. Mas no sábado a tradição ganhou vida. Os moradores do povoado Mumbuca presentearam o público com uma emocionante peça teatral contando a trajetória do capim dourado. O ponto alto da noite foi o desfile, onde as peças artesanais confeccionadas com o material brilharam, mostrando o talento e a cultura local.

“É uma emoção muito grande estar aqui mais uma vez, celebrando essa tradição que é a alma do Jalapão. Esta festa não é só sobre colher o capim; é sobre colher dignidade, sustentabilidade e o futuro das nossas comunidades. O artesanato de capim dourado é uma das nossas maiores riquezas, e meu compromisso no Senado é trabalhar por políticas públicas que fortaleçam essa atividade, garantindo a preservação ambiental, a valorização dos saberes tradicionais e a melhoria da qualidade de vida de quem vive aqui”, declarou a senadora.

Entre as diversas iniciativas e recursos promovidos pela senadora Professora Dorinha, destaca-se o projeto de conectividade implementado no povoado. A ação faz parte de um esforço mais amplo, em parceria com a Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais e a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás), para universalizar o acesso à internet em todas as comunidades indígenas e quilombolas do estado.

A senadora Professora Dorinha destacou ainda que o Jalapão precisa ser bom para todo mundo: para quem vive lá, com acesso a infraestrutura, saúde e educação; e para quem o visita, garantindo uma experiência turística de excelência.

A Festa da Colheita é um marco no calendário cultural tocantinense e simboliza o respeito às leis ambientais, já que a coleta do capim-dourado, só é permitida após a festa, garantindo o ciclo de reprodução da planta.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress