Agora são 8:45 do dia 25 de setembro de 2025

Tocantinópolis: Júri de Acusados de Matar Indígena a Pedradas Enquanto Dormia é Marcado Para 02 de Dezembro Próximo

O Tribunal do Júri de Tocantinópolis, sob a presidência do juiz Helder Carvalho Lisboa, agendou para 2 de dezembro de 2025, às 8h, a sessão de julgamento dos réus Thalisson da Silva Cardoso, de 25 anos, e Iago Silveira Pinheiro, de 20. Ambos são acusados de assassinar o indígena David Dias Apinagé em setembro de 2023.

A data foi oficializada no Diário da Justiça Eletrônico Nacional (DJEN) em 22 de setembro, após um pedido da defesa para localizar testemunhas essenciais. Inicialmente previsto para 2 de setembro deste ano, o julgamento foi adiado para assegurar o direito à ampla defesa, já que duas testemunhas ainda não haviam sido ouvidas. O sorteio dos jurados ocorrerá em 6 de outubro.

O Crime

De acordo com o processo, na madrugada de 16 de setembro de 2023, David Dias Apinagé, de 29 anos, foi brutalmente assassinado na esquina da Rua da Estrela com a Avenida Nossa Senhora de Fátima. A vítima, que dormia na calçada, foi atacada com socos, pontapés e teve o crânio esmagado por um bloco de concreto.

As investigações, baseadas em depoimentos e imagens de câmeras de segurança, revelaram que Thalisson e Iago, após uma noite de consumo de álcool, atacaram David sem motivo aparente. Ambos confessaram o crime, mas alegaram ter sido provocados pela vítima.

O juiz Helder Carvalho Lisboa pronunciou os réus a júri popular em junho de 2024, sustentando a existência de provas materiais e indícios de autoria. As três qualificadoras mantidas incluem motivo torpe, emprego de tortura e meio cruel, além de recurso que dificultou a defesa da vítima.

O julgamento será realizado no salão do Tribunal do Júri, no Fórum Alcides Bandeira Miranda, com capacidade para 108 pessoas.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress