Agora são 8:42 do dia 25 de setembro de 2025

Ministério Público do Tocantins Instaura Inquérito Civil Público em Porto Nacional por Supostas Irregularidades Remuneratórias

O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) instaurou um Inquérito Civil Público (ICP) nº 122/2025 para investigar possíveis irregularidades na estrutura remuneratória dos servidores ocupantes de cargos em comissão em Porto Nacional.

O foco é o artigo 41 da Lei Complementar n. 122/2024, que introduziu um “auxílio de natureza alimentar” isento de tributação previdenciária.

A investigação visa apurar se a divisão da remuneração em parcelas tributáveis e não tributáveis compromete o sistema previdenciário municipal e o erário público, em possível afronta à Constituição Federal. Além disso, o município não apresentou documentos técnicos solicitados, o que agrava a situação.

A promotora de Justiça Thaís Cairo Souza Lopes, da 5ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional, determinou a comunicação da decisão ao Conselho Superior e Ouvidoria, com a publicação do documento no Diário Oficial. A diligência pendente deverá ser reiterada com as devidas advertências.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress