Agora são 7:40 do dia 26 de dezembro de 2025

Siga-nos

Menu

TRE Mantém Cassação de Dois Vereadores e Anulação de Votos do PDT em Goiatins por Suspeita de Fraude à Cota de Gênero

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a decisão de primeira instância que anulou os votos do Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas eleições municipais de 2024 em Goiatins.

A votação do recurso foi unânime e confirmou a cassação dos vereadores eleitos Valdivino Alves Varão (Mosquitim Do Povo) e Carlos Hamilton Aquino Lima (Biúla).

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) apontou que o partido teria incluído a candidatura de Carla Eduarda da Silva Campos apenas para cumprir a cota de gênero. Na apuração, a candidata recebeu apenas dois votos, o que, segundo o processo, caracterizaria fraude ao dispositivo que garante a participação feminina nas chapas.

Como consequência da decisão, Carla Eduarda foi declarada inelegível por oito anos e os votos da chapa do PDT foram anulados, além de outras sanções determinadas em primeira instância. A defesa havia apresentado recurso pedindo a reforma da sentença, mas o TRE confirmou a manutenção das penalidades na sessão desta terça-feira (21).

A decisão reforça a vigilância sobre o cumprimento das cotas de gênero nas eleições e sinaliza consequências rigorosas para práticas que visem burlar a legislação eleitoral.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

BUSCAR