Agora são 5:46 do dia 25 de setembro de 2025

Relatado pela senadora Dorinha, comissão aprova projeto que regulamenta profissão de condutor de ambulância

Foto: Ascom/Senadora Professora Dorinha

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (24), o projeto que regulamenta a profissão de condutor de ambulância e reconhece esses profissionais como trabalhadores da área da saúde (PL 2.336/2023). O texto, relatado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União), segue agora para votação em Plenário em regime de urgência.

Para Dorinha, a proposta representa um avanço no reconhecimento e na valorização da categoria, ao mesmo tempo em que garante padrões nacionais de conduta. “As mudanças aprimoram os requisitos de ingresso e permanência na carreira, equilibrando exigências de escolaridade, idade e capacitação técnica com a possibilidade de atualização periódica por meio de regulamentação”, destacou.

O projeto estabelece critérios como idade mínima de 21 anos, ensino médio completo, habilitação nas categorias D ou E, e a comprovação de treinamento e reciclagem em cursos específicos a cada cinco anos. Os profissionais terão prazo de 60 meses, a partir da entrada em vigor da lei, para se adequar às exigências.

Entre as atribuições previstas estão a condução adequada ao quadro clínico do paciente, apoio em procedimentos de suporte básico de vida, contato com a central de regulação médica, além da manutenção básica do veículo.

Com a regulamentação, os condutores de ambulância passam a ser reconhecidos como parte da equipe de saúde, o que possibilita, inclusive, a acumulação de cargos públicos, desde que respeitados os critérios legais de compatibilidade e descanso.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress