A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (23), um homem de 32 anos, natural da Irlanda, em São Luís. Ele estava em situação migratória irregular no Brasil desde julho de 2024 e foi detido pela Delegacia de Polícia de Migração (DELEMIG) do Maranhão, com apoio do Núcleo de Cooperação Internacional.
Segundo a PF, a prisão ocorreu graças à cooperação entre as autoridades brasileiras, a Polícia Nacional Irlandesa (An Garda Síochána) e as representações da PF na Colômbia e no Reino Unido. O chefe da DELEMIG, Luis André Almeida, afirmou que a ação demonstra a eficácia do controle migratório aliado à cooperação internacional.
O homem é suspeito de ser responsável pelo homicídio do menino Daniel Aruebose, de aproximadamente 3 anos, ocorrido em 2021 no norte de Dublin, cujos restos mortais foram localizados pela polícia irlandesa. A investigação em Dublin também levou à prisão, nesta semana, de uma mulher na faixa dos 20 anos, ex-companheira do suspeito, apontada como possível participante do crime.
O processo de deportação está em andamento: o suspeito será enviado de volta à Irlanda para responder às acusações de homicídio. A PF informou que manterá a colaboração com as autoridades internacionais até a conclusão dos trâmites.