Agora são 6:16 do dia 05 de setembro de 2025

Ministério Público do Tocantins Investiga Possíveis Irregularidades em Licitação da Saúde em Xambioá

Na edição desta quarta-feira, 3 de setembro de 2025, do Diário Oficial do Ministério Público do Estado do Tocantins, foi anunciada a instauração de um procedimento preparatório para investigar supostas irregularidades no Pregão Eletrônico nº 12/2025, relacionado ao Processo Administrativo nº 84/2025 da Secretaria Municipal de Saúde de Xambioá.

Conduzido pelo Promotor de Justiça de Xambioá, Helder Lima Teixeira, o procedimento visa apurar denúncias de direcionamento no certame licitatório, onde empresas como NFL, JVMED, ROSAFARM, PROFARM e Distribuidora Backes são apontadas por apresentarem propostas com descontos considerados excessivos e possivelmente inexequíveis. Tais práticas podem configurar simulação de competição, fraude à licitação e dano ao erário.

O Ministério Público destaca a necessidade de uma investigação aprofundada para formação de opinião delitiva e possível adoção de medidas judiciais. A Prefeitura Municipal de Xambioá e a Secretaria de Saúde receberam prazo de 10 dias para fornecer cópias integrais do procedimento licitatório, incluindo documentos como edital, propostas e contratos.

O caso já foi comunicado ao Conselho Superior do Ministério Público, reforçando o compromisso da instituição em garantir a transparência e legalidade nos processos administrativos. O procedimento inicial terá duração de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade das investigações.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress