O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da supervisão da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, está fortalecendo as cadeias produtivas sustentáveis de frutos nativos nos biomas do estado. Em Araguacema, o apoio da equipe da Unidade de Conservação (UC) à Associação das Mulheres Agroextrativistas da APA Ilha do Bananal/Cantão (AMA Cantão) tem dinamizado a logística da coleta e quebra do coco babaçu — fruto tradicional e de grande valor para a região.
As atividades começaram em março, quando a equipe técnica da UC se uniu às mulheres na coleta dos frutos. Desde então, já foram realizadas duas quebras de coco e uma terceira está prevista ainda neste mês, reafirmando o compromisso com o manejo sustentável e coletivo dos recursos naturais.
Maria Januária, coordenadora do núcleo local da AMA Cantão, expressou sua gratidão ao Naturatins: “Realmente, sem a parceria do Naturatins, estaríamos com dificuldades, porque catar o coco babaçu é complicado, é difícil, e a quebra também. Em nome de todas as minhas parceiras, queremos agradecer o apoio na alimentação e nos veículos também. Nós somos privilegiadas por ter essa parceria de vocês, agradecemos ricamente”, declarou.
A servidora do Naturatins, Hélia Regina, destacou a importância da ação: “A exposição e comercialização dos produtos na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 25 anos) representa um passo importante na valorização dos produtos da sociobiodiversidade local. E, como órgão ambiental, reforçamos nosso papel em incentivar práticas sustentáveis que respeitem a biodiversidade e os modos de vida das comunidades que vivem na Unidade de Conservação.”
Todo o fruto coletado e quebrado será processado durante uma oficina voltada à produção do óleo de coco babaçu, prevista para o dia 8 de maio. A iniciativa conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Araguacema. O objetivo é fortalecer a cadeia do babaçu, gerar renda para as mulheres das comunidades tradicionais e valorizar seus saberes e práticas ligadas ao extrativismo.