A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (31), a oitava fase da Operação Overclean, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal. O objetivo é desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Palmas (TO) e Gurupi (TO). As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta fase, a investigação mira suspeitos que, segundo a apuração, teriam operado fraudes em licitações no estado do Tocantins.
Alvos desta etapa da operação incluem:
– Claudinei Aparecido Quaresemin — ex-secretário extraordinário de Parcerias e Investimentos do Tocantins;
– Éder Martins Fernandes — ex-secretário-executivo de Educação do Tocantins;
– Itallo Moreira de Almeida — ex-diretor da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia;
– Luiz Cláudio Freire de Souza França — advogado e secretário-geral do Podemos.
Não foram expedidos mandados de prisão nesta fase. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
Contexto das fases anteriores
A operação Overclean teve sua primeira fase em dezembro de 2024, quando 16 pessoas foram presas na Bahia, São Paulo e Goiás. As duas últimas fases foram deflagradas no início de outubro de 2025 e miraram políticos da Bahia. Em 16 de outubro, o prefeito de Riacho de Santana (BA), Dr. Joao Vítor (PSD), foi afastado, e o prefeito de Wenceslau Guimarães (BA), Gabriel de Parisio (MDB), foi preso por posse ilegal de arma. Em 14 de outubro, o deputado federal Dal Barreto (União Brasil) foi alvo da sexta fase e teve o celular apreendido no Aeroporto de Salvador.
A Polícia Federal não detalhou, até o momento, as provas coletadas nesta oitava fase nem o desfecho das buscas. As investigações continuam em andamento em parceria com a CGU e a Receita Federal.