Agora são 10:12 do dia 30 de novembro de 2025

Siga-nos

Menu

Polícia Federal deflagra 8ª fase da Operação Overclean com mandados em Brasília, SP e Tocantins

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (31), a oitava fase da Operação Overclean, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal. O objetivo é desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Palmas (TO) e Gurupi (TO). As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta fase, a investigação mira suspeitos que, segundo a apuração, teriam operado fraudes em licitações no estado do Tocantins.

Alvos desta etapa da operação incluem:

Claudinei Aparecido Quaresemin — ex-secretário extraordinário de Parcerias e Investimentos do Tocantins;

Éder Martins Fernandes — ex-secretário-executivo de Educação do Tocantins;

Itallo Moreira de Almeida — ex-diretor da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia;

Luiz Cláudio Freire de Souza França — advogado e secretário-geral do Podemos.

Não foram expedidos mandados de prisão nesta fase. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.

Contexto das fases anteriores

A operação Overclean teve sua primeira fase em dezembro de 2024, quando 16 pessoas foram presas na Bahia, São Paulo e Goiás. As duas últimas fases foram deflagradas no início de outubro de 2025 e miraram políticos da Bahia. Em 16 de outubro, o prefeito de Riacho de Santana (BA), Dr. Joao Vítor (PSD), foi afastado, e o prefeito de Wenceslau Guimarães (BA), Gabriel de Parisio (MDB), foi preso por posse ilegal de arma. Em 14 de outubro, o deputado federal Dal Barreto (União Brasil) foi alvo da sexta fase e teve o celular apreendido no Aeroporto de Salvador.

A Polícia Federal não detalhou, até o momento, as provas coletadas nesta oitava fase nem o desfecho das buscas. As investigações continuam em andamento em parceria com a CGU e a Receita Federal.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

BUSCAR