Agora são 1:46 do dia 01 de dezembro de 2025

Siga-nos

Menu

Operações OMNI e Difusão Revelam Esquemas Criminosos Milionários na Saúde do Piauí com Ramificação em Araguaína (TO) e Imperatriz (MA)

Em uma ação coordenada entre a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU/PI) e o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), foram deflagradas nesta terça-feira (30/9) as operações OMNI e Difusão, com o objetivo de desmantelar esquemas criminosos milionários envolvendo contratos de saúde no estado do Piauí.

A Operação OMNI resultou no cumprimento de dois mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Teresina, Timon/MA, Araguaína/TO, Brasília/DF, Goiânia/GO, São Paulo/SP e Curitiba/PR. Além disso, a 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí determinou a suspensão de contratos, o afastamento de um servidor público e o bloqueio de aproximadamente R$ 66 milhões dos investigados, referentes ao superfaturamento de contratos.

As investigações revelaram indícios de direcionamento e conluio em processos de chamamento público da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) para a contratação de Organizações Sociais de Saúde (OSS), responsáveis pela gestão de hospitais estaduais, incluindo o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba/PI. Há suspeitas de superfaturamento, lavagem de dinheiro, conflito de interesses e falsidade ideológica em contratos milionários, como o fornecimento de software de gestão em saúde.

Paralelamente, a Operação Difusão investigou contratações irregulares envolvendo a SESAPI e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS). Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Teresina, Imperatriz/MA e Marco/CE, além do afastamento cautelar de uma servidora pública de suas funções. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal no Piauí.

As operações tiveram início a partir de denúncias à CGU e ao Ministério Público Federal sobre possíveis irregularidades em processos de contratação de serviços de hemodiálise e diálise peritoneal, suspeitando-se da participação de agentes públicos para favorecer empresas contratadas.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

BUSCAR