Agora são 10:23 do dia 25 de setembro de 2025

PF faz buscas e cumpre ordens de afastamento em Porto Nacional, Palmas e Imperatriz (MA) em Apuração de fraudes em licitações

Inquérito apura fraude em contratos com empresas que forneciam elementos pré-moldados de concreto para a construção de pontes.

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (17), a 2ª fase da Operação Pacto de Concreto, que apura possíveis crimes de fraude a licitação, desvio de recursos públicos e associação criminosa no Município de Porto Nacional-TO.

Foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de suspensão do exercício das funções públicas nas cidades de Palmas-TO, Porto Nacional-TO e Imperatriz-MA.

O Inquérito Policial visa a esclarecer a suspeita de que um grupo constituído por servidores públicos municipais em conluio com particulares atuou para favorecer empresas indevidamente em certames licitatórios, direcionando os respectivos contratos e possibilitando o seu superfaturamento.

Os suspeitos poderão ser indiciados pela Polícia Federal e responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de frustração ao caráter competitivo de licitações, peculato-desvio e associação criminosa, cujas penas, somadas, podem chegar a 23 anos de reclusão e multa.

Sobre o nome da Operação, o termo “pacto” faz alusão ao conchavo havido entre agentes públicos e empresários. Já a expressão “de concreto” tem relação com o objeto das licitações investigadas, consistente no fornecimento de elementos pré-moldados de concreto para a construção de pontes.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress