Agora são 10:23 do dia 25 de setembro de 2025

PF Investiga Desvio de Recursos e Fraudes em Licitações no Ceará

Na manhã desta terça-feira (8), a Polícia Federal deflagrou a Operação Underhand, com o intuito de desmantelar uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos através de fraudes em licitações e contratos no estado do Ceará. A operação se concentra nas cidades de Fortaleza, Brasília, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio, onde foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

A investigação, que contou com o apoio técnico da Controladoria-Geral da União (CGU), aponta que o grupo criminoso estaria utilizando contratos fraudulentos para financiar campanhas políticas previstas para 2024. O núcleo investigado é suspeito de direcionar verbas públicas para determinados municípios cearenses em troca de contrapartidas financeiras ilícitas, além de manipular processos licitatórios por meio de empresas ligadas ao grupo.

Com o objetivo de interromper o fluxo de recursos ilícitos e proteger ativos para possível reparação aos cofres públicos, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas envolvidas na investigação.

Os crimes investigados incluem organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fins eleitorais. A operação reflete um esforço conjunto das autoridades para coibir a corrupção e garantir a integridade dos processos licitatórios e eleitorais no país. A investigação segue em andamento, e mais desdobramentos são esperados nos próximos dias.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress