Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar Ambiental do Tocantins, desencadeou a Operação Breque II, com o objetivo de combater a extração ilegal de ouro no município de Almas, localizado na região sudeste do Tocantins. A operação é um desdobramento das ações contínuas de repressão a crimes ambientais na região.
A Justiça Federal de Gurupi/TO expediu dois mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos durante a operação. Além disso, a Justiça autorizou o afastamento dos sigilos bancário e de dados dos investigados, potencializando as investigações.
Sob a coordenação da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais, a operação visa desarticular o grupo criminoso responsável pela prática ilegal e apurar os danos ambientais decorrentes da extração de ouro sem autorização. A atividade não apenas representa uma violação das leis ambientais, mas também um atentado aos bens da União, caracterizando-se como usurpação.
Os envolvidos na operação poderão ser indiciados por extração de recursos minerais sem a devida autorização e usurpação de bens da União, crimes que acentuam a preocupação com a preservação do meio ambiente e o combate a atividades que lesam o patrimônio nacional.
A Operação Breque II destaca o compromisso das forças de segurança em proteger os recursos naturais do país e em garantir que atividades ilícitas sejam interrompidas e devidamente punidas. A ação conjunta entre as entidades de segurança reforça a importância de parcerias estratégicas na luta contra crimes ambientais no Brasil.