Agora são 10:19 do dia 15 de novembro de 2025

Siga-nos

Menu

Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, é alvo de prisão em nova fase da Operação Sisamnes

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27), uma nova fase da Operação Sisamnes, que tem como alvo o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Conforme informações divulgadas, a ação cumpre três mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, sendo um deles contra o chefe do Executivo da capital tocantinense. Também são alvos um advogado e um policial. As medidas foram autorizadas pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou ainda outras medidas cautelares.

Rede clandestina

A Operação Sisamnes teve sua primeira fase deflagrada em março deste ano, com o objetivo de investigar uma rede clandestina de monitoramento, comércio e repasse de informações sigilosas sobre investigações sensíveis em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na ocasião, o advogado Thiago Barbosa, sobrinho do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi preso. Conversas interceptadas pela PF revelaram que ele trocava informações sobre processos com o desembargador afastado Helvécio Brito de Maia. O procurador Ricardo Vicente também é investigado no caso.

Envolvimento do prefeito

O nome de Eduardo Siqueira Campos apareceu pela primeira vez nas investigações em maio deste ano. Segundo a PF, ele teria sido uma das autoridades beneficiadas pelos vazamentos de processos judiciais. Em diálogos interceptados, Eduardo afirma ao advogado Thiago Barbosa “ter um contato” em Brasília, com quem teria discutido a situação de uma investigação contra si e até acertado o mês em que ocorreria a deflagração da operação Máximus — que abalou o sistema judiciário tocantinense.

À imprensa, o prefeito alegou, na época, que suas falas se tratavam apenas de “suposições e conjecturas naturais” e negou qualquer acesso a informações privilegiadas.

A operação desta sexta-feira amplia o cerco da PF contra autoridades suspeitas de tentar interferir ou manipular o curso de processos judiciais em tribunais superiores, revelando um possível esquema com ramificações políticas e jurídicas no estado.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

BUSCAR