Neste fim de semana, a senadora Professora Dorinha participou da 16ª edição da tradicional Festa da Colheita do Jalapão, realizada no povoado Mumbuca, município de Mateiros. O evento, que celebra o início da colheita do capim dourado, símbolo do Tocantins e matéria-prima para o famoso artesanato local, reuniu comunidades quilombolas, artesãos, turistas e lideranças regionais.
A programação da Festa da Colheita teve início na sexta-feira. Mas no sábado a tradição ganhou vida. Os moradores do povoado Mumbuca presentearam o público com uma emocionante peça teatral contando a trajetória do capim dourado. O ponto alto da noite foi o desfile, onde as peças artesanais confeccionadas com o material brilharam, mostrando o talento e a cultura local.
“É uma emoção muito grande estar aqui mais uma vez, celebrando essa tradição que é a alma do Jalapão. Esta festa não é só sobre colher o capim; é sobre colher dignidade, sustentabilidade e o futuro das nossas comunidades. O artesanato de capim dourado é uma das nossas maiores riquezas, e meu compromisso no Senado é trabalhar por políticas públicas que fortaleçam essa atividade, garantindo a preservação ambiental, a valorização dos saberes tradicionais e a melhoria da qualidade de vida de quem vive aqui”, declarou a senadora.
Entre as diversas iniciativas e recursos promovidos pela senadora Professora Dorinha, destaca-se o projeto de conectividade implementado no povoado. A ação faz parte de um esforço mais amplo, em parceria com a Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais e a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás), para universalizar o acesso à internet em todas as comunidades indígenas e quilombolas do estado.
A senadora Professora Dorinha destacou ainda que o Jalapão precisa ser bom para todo mundo: para quem vive lá, com acesso a infraestrutura, saúde e educação; e para quem o visita, garantindo uma experiência turística de excelência.
A Festa da Colheita é um marco no calendário cultural tocantinense e simboliza o respeito às leis ambientais, já que a coleta do capim-dourado, só é permitida após a festa, garantindo o ciclo de reprodução da planta.