A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quarta-feira (4), mandados de busca e apreensão e de afastamento para desarticular um esquema que utilizava a estrutura logística dos Correios para o envio de drogas.
A investigação, conduzida no Tocantins, teve início após a apreensão de uma encomenda com entorpecentes recebida em Palmas (TO).
Ao todo foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois de afastamento de funcionários públicos, com ações realizadas em Salvador (BA). A ordem para a operação foi expedida pela Justiça Estadual da Comarca de Palmas. A Superintendência dos Correios informou que não pode detalhar o caso por se tratar de investigação sigilosa conduzida pela PF.
Segundo a investigação, o remetente realizou postagens em dias distintos, indicando uso reiterado do serviço postal para o tráfico interestadual de drogas. A ação teve o objetivo de aprofundar apurações, coletar provas e interromper a atuação do grupo criminoso.
Os envolvidos poderão responder por tráfico interestadual de drogas e outros delitos apurados no inquérito; em caso de condenação, as penas podem ultrapassar 20 anos de reclusão. A Polícia Federal informou que os trabalhos seguem para elucidação completa dos fatos e responsabilização dos envolvidos.