Apesar de Tocantinópolis ter recebido mais de R$ 6 milhões em emendas parlamentares somente em 2025 e contar com um orçamento mensal de quase R$ 3 milhões destinado ao fundo municipal de saúde, a realidade enfrentada pelos usuários do SUS continua marcada por descaso e improviso.
Nesta quinta-feira (06), o filho de uma moradora local divulgou em um grupo de WhatsApp da cidade a foto de sua mãe sendo atendida na UPA e tendo que segurar o soro com as próprias mãos, por falta de suporte adequado.
Nos áudios compartilhados, o filho ironizou o atendimento: “Tá com o tornozelo inchado e aplicam um soro! Atendimento aí é top, nota mil não é nem 10 não, é mil.” Em outro momento, voltou a criticar: “Aí é mil não, é um milhão, o atendimento é espetacular, é um espetáculo.”
Outros participantes do grupo também se manifestaram, destacando que o sangue da paciente chegou a retornar da veia para o soro, evidenciando a precariedade da estrutura.
O episódio reforça a insatisfação da população com a gestão do prefeito Fabion Gomes, que já acumula dois mandatos como prefeito e sete como deputado estadual. Apesar das promessas de uma administração “extraordinária”, a única mudança percebida até agora foi a transferência da secretaria de saúde para outro local onde funcionava uma escola que foi fechada.
Vale lembrar que Tocantinópolis está sob gestão da mesma família há mais de três décadas, cenário que, segundo moradores, perpetua problemas históricos no atendimento público de saúde.