Agora são 8:17 do dia 05 de setembro de 2025

Xambioá: Policial Penal é Condenado a 14 Anos de Prisão por Homicídio Qualificado

No Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, o policial penal Franceilson Pereira Marinho, de 36 anos, foi condenado a 14 anos de reclusão em regime inicial fechado.

A sentença, proferida na quinta-feira (28/8), reconheceu Marinho como culpado pelo homicídio de Antônio Renato da Silva, ocorrido em 18 de março de 2022.

De acordo com o processo judicial, o crime envolveu uma emboscada na rodovia TO-164, próximo ao quilômetro 14, entre Xambioá e Araguanã. Além de Marinho, outros quatro acusados participaram do assassinato, motivado por questões financeiras e a intenção de assumir os negócios da vítima. No dia do crime, Antônio foi atraído para a armadilha por um dos mandantes, com quem mantinha relação de confiança. Marinho, à época, conduzia a caminhonete que interceptou Antônio, que estava em uma motocicleta. Os disparos fatais foram efetuados por outro ocupante do veículo.

Durante o julgamento, a defesa buscou a absolvição de Marinho, argumentando que ele não foi o autor dos disparos. No entanto, o conselho de sentença reconheceu a materialidade e a autoria do crime, decidindo pela condenação. Os jurados identificaram qualificadoras como o motivo torpe – assassinato por encomenda – e o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, embora não tenham reconhecido a emboscada como qualificadora.

O juiz José Carlos Ferreira Machado fixou a pena-base em 12 anos, elevando-a para 14 anos devido à agravante reconhecida. Além da pena de reclusão, o magistrado decretou a perda do cargo público de policial penal de Marinho e manteve sua prisão preventiva, negando ao réu o direito de recorrer em liberdade, dada a gravidade do crime.

A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal de Justiça. Os outros envolvidos serão julgados separadamente.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress