Agora são 3:45 do dia 03 de agosto de 2025

Professora Dorinha Anuncia Projeto-Piloto De Inovação Educacional Em Parceria Com Gigantes Da Tecnologia

A senadora Professora Dorinha Seabra (União) anunciou uma parceria estratégica com a gigante de tecnologia Huawei, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Telebras para a implantação de uma sala de aula modelo como prova de conceito em uma escola no Tocantins, ainda a ser definida. A iniciativa foi oficializada nesta quarta-feira, 05, durante a participação da parlamentar no Mobile World Congress, em Barcelona, o maior evento de conectividade e inovação do mundo.

O projeto-piloto busca estabelecer um modelo de referência global em tecnologia educacional, incorporando soluções inovadoras para transformar o processo de ensino aprendizagem. “A educação do futuro exige ambientes modernos e integrados às novas tecnologias. Essa parceria nos permite dar um passo essencial para equipar nossas escolas com recursos que tornarão o aprendizado mais dinâmico, interativo e acessível”, destacou a senadora.

A sala de aula contará com ferramentas tecnológicas avançadas para aprimorar o ensino e desenvolver habilidades essenciais nos estudantes, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. A inclusão digital será um dos pilares do projeto, garantindo que todos os alunos tenham acesso às novas tecnologias e possam desenvolver competências digitais fundamentais para o futuro.

Disciplinas contempladas na iniciativa:

– Matemática: Uso de softwares interativos para visualização de conceitos complexos;

– Ciências: Laboratórios virtuais baseados na Nuvem Soberana, permitindo experimentos online e análise de dados em tempo real;

– Linguagem: Desenvolvimento de chatbots para aprimoramento da língua portuguesa e prática de idiomas estrangeiros.

A metodologia aplicada será baseada em práticas ativas, como a aprendizagem baseada em projetos (ABP) e a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Com o suporte da Inteligência Artificial, os estudantes terão uma experiência de aprendizado personalizada, resolvendo problemas reais e trabalhando em equipe para encontrar soluções inovadoras.

Para o diretor de Operações do Serpro, Wilton Mota, “este piloto representa um passo fundamental para a transformação do currículo nas escolas brasileiras, promovendo a integração de tecnologias inovadoras que não apenas enriquecem o aprendizado, mas também preparam nossos estudantes para os desafios do século XXI”.

Participantes da reunião:

– Li Junfeng, presidente global do setor público da Huawei;

– Huang Yu, especialista do setor de educação da Huawei;

– Sun Huan, vice-presidente da Huawei Brasil;

– Horacio Ye, gerente comercial da Huawei;

– Wilton Mota, diretor de Operações do Serpro;

– Bruno Anacleto, assessor do Diretor de Operações do Serpro;

– Wallyson Reis, diretor de Governança da Telebras.

Com essa iniciativa inovadora, a senadora Professora Dorinha reforça seu compromisso com a modernização da educação no Brasil, conectando tecnologia e aprendizado para garantir um futuro mais promissor para os estudantes tocantinenses.

Fonte: Redação Tocnoticias

Compartilhe

Veja Também

plugins premium WordPress