Agora são 11:39 do dia 25 de setembro de 2025

FICCO-TO Deflagra Operação Criminalis Littera Para Desarticular Organização Criminosa Que Planejava Ataques a Autoridades No Tocantins

Na manhã desta sexta-feira, 04, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (FICCO/TO) deflagrou a Operação Criminalis Littera, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que planejava ataques contra o patrimônio público e autoridades do Estado. A ação contou com a atuação conjunta da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal do Tocantins.

As investigações apontam que os líderes da organização criminosa, mesmo presos, ordenavam ataques contra juízes, promotores, delegados e policiais penais. Além disso, o grupo estaria planejando uma fuga em massa por meio de uma rebelião com reféns.

Durante a operação, as forças de segurança cumpriram sete mandados de busca e apreensão em unidades prisionais localizadas nas cidades de Palmas, Araguaína e Cariri, expedidos pela Justiça Estadual. A operação recebeu o nome de Criminalis Littera, expressão em latim que significa “carta criminal”, em alusão à extensa ficha criminal dos investigados.

Os crimes investigados incluem: integrar organização criminosa (Lei 12.850/13); ameaça (art. 147 do Código Penal); falso alarme (art. 41 da LCP); apologia de crime ou criminoso (art. 287 do CP); e tentativa, com violência ou grave ameaça, de abolir o estado democrático de direito (art. 359-L do CP). Somadas, as penas máximas para esses crimes ultrapassam 16 anos de reclusão.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins é formada pelas Polícias Federal, Civil, Militar e Penal do Estado. A atuação integrada entre órgãos federais e estaduais busca reforçar a investigação, prevenção e repressão às organizações criminosas, principalmente as envolvidas com crimes violentos que ameaçam diretamente a ordem e a segurança pública no país.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress