Agora são 1:52 do dia 26 de setembro de 2025

Acusado por Estupro, Homem é Inocentado 11 Anos Depois Pela Suposta Vítima que Apontou Motivação Política

A Polícia Civil do Tocantins concluiu nesta segunda-feira (9) um inquérito que revela uma grave denúncia caluniosa com possíveis motivações políticas, ocorrida em 2012 no município de Ponte Alta do Tocantins.

O caso envolve um homem de 49 anos que foi preso e condenado por estupro de vulnerável, mas que, segundo as novas investigações, é inocente.

De acordo com a apuração conduzida pela 81ª Delegacia de Polícia, a denúncia foi feita por uma adolescente de 13 anos, que na época afirmou ter sido vítima do crime. No entanto, onze anos depois, em 2023, a mesma jovem procurou a Polícia Civil e confessou ter sido induzida a mentir por sua própria irmã e por uma servidora pública do município.

As duas mulheres foram indiciadas por denúncia caluniosa. À época dos fatos, ambas já eram maiores de idade. A investigação revelou ainda um fator que pode ter motivado a armação: o homem injustamente acusado era candidato a vereador no pleito de 2012, enquanto a servidora indiciada também concorria a uma vaga na Câmara Municipal — sendo adversária direta do então candidato.

Para o delegado Roberto Assis, responsável pelo caso, a situação é alarmante. “Temos observado um grande aumento no número de falsas denúncias. Isso tem levado à prática de graves injustiças, como neste caso, em que um homem foi preso e condenado injustamente por um crime tão sensível”, afirmou.

A prisão do homem ocorreu somente em abril deste ano, mais de uma década após o suposto crime. A reviravolta só foi possível após o novo depoimento da vítima, que expôs a verdade sobre a motivação política da falsa acusação.

Com a conclusão do inquérito, o caso foi encaminhado ao Ministério Público, que deve decidir se oferece denúncia formal contra as duas mulheres. Os nomes dos envolvidos seguem sob sigilo, mas o caso já levanta debates sobre o uso político de falsas acusações e os riscos de condenações injustas.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress