Cinco motoristas que pernoitavam em Luzinópolis foram vítimas de furto na madrugada desta sexta-feira (12). Enquanto descansavam, muitos para cumprir as normas de descanso exigidas pelas empresas, criminosos levaram módulos eletrônicos de cinco caminhões diferentes, causando um grande prejuízo e impedindo que os veículos seguissem viagem.
Os alvos incluíram um Volvo FH, de onde foi levado o módulo do motor; um Volvo 500, cujo módulo do motor tem valor médio de R$ 25 mil; um Volvo FH Euro 6, no qual furtaram o módulo do farol; um Volvo FH 540, também com o módulo do motor subtraído; e um Scania R-500, de onde levaram o módulo ECA.
Ao despertarem para continuar viagem, os motoristas encontraram os caminhões completamente inoperantes. Apenas o condutor do Volvo FH Euro 6 conseguiu seguir jornada, já que o módulo furtado, o do farol, não impede o funcionamento do motor. Os demais permanecem parados, aguardando reposição das peças, que só são encontradas em cidades maiores.

A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. Os agentes ainda orientaram os motoristas a formalizarem o caso na Polícia Civil. Entretanto, Luzinópolis já não possui delegacia; a mais próxima fica em Nazaré, a 34 km. A alternativa é registrar o boletim pela Delegacia Virtual.
Casos semelhantes têm se repetido não apenas em Luzinópolis. Em Darcinópolis também há registros de furtos de módulos, local onde muitos caminhoneiros costumam pernoitar. O prejuízo total estimado dos cinco furtos ultrapassa R$ 100 mil, considerando quatro módulos de motor e um de farol.