Agora são 10:25 do dia 25 de setembro de 2025

Aprovado na Câmara, Senado volta a analisar criação do Sistema Nacional de Educação; Professora Dorinha defende avanço histórico para a educação brasileira

A aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019, que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), representa um passo decisivo para consolidar um dos principais marcos da política educacional brasileira. A matéria retorna agora ao Senado para nova apreciação.

O SNE tem como objetivo estabelecer normas claras de cooperação entre União, estados e municípios para garantir qualidade e equidade no ensino em todo o país. Para Dorinha, a criação do sistema corrige uma lacuna histórica: o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, previa a instituição do SNE em até dois anos, mas o prazo nunca foi cumprido.

“Assim como o SUS organiza a saúde no Brasil, o Sistema Nacional de Educação vai garantir que as responsabilidades entre os entes federativos sejam bem definidas e que haja planejamento e cooperação. Estamos falando de um instrumento essencial para dar efetividade ao PNE e assegurar que nenhuma criança ou jovem seja deixado para trás”, afirmou a senadora Professora Dorinha Seabra (União).

O texto aprovado na Câmara prevê instâncias permanentes de pactuação entre União, estados e municípios, a criação da Comissão Intergestores Tripartite da Educação (Cite) e a adoção de parâmetros nacionais, como o Custo Aluno Qualidade (CAQ), para orientar a distribuição de recursos e garantir padrões mínimos de qualidade na educação básica.

Para Dorinha, que há anos defende a criação do SNE, o momento exige união em torno da pauta educacional. “A educação precisa estar acima de disputas políticas. O SNE vai permitir planejamento articulado, redução das desigualdades e fortalecimento da escola pública. É uma conquista que a sociedade brasileira espera há quase quatro décadas”, ressaltou.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress