Agora são 8:43 do dia 25 de setembro de 2025

Carolina (MA): Vereador Rubens Araújo Entra com Ação Popular Contra Municípios de Estreito (MA) e Tocantinópolis (TO)

Na manhã da ultima segunda-feira (7), o presidente da Câmara Municipal de Carolina (MA), vereador Dr. Rubens Araújo, ingressou com uma Ação Popular na Justiça Federal contra os municípios de Estreito (MA) e Tocantinópolis (TO).

A iniciativa busca suspender as restrições de tráfego de veículos pesados impostas nas travessias hidroviárias das duas cidades, que vêm sobrecarregando o município de Carolina desde o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek, que ligava os estados do Maranhão e Tocantins.

Segundo Dr. Rubens, as medidas adotadas pelas prefeituras de Estreito e Tocantinópolis, como a proibição de caminhões com carga superior a 10 toneladas na balsa de Estreito-Aguiarnópolis e a proibição de circulação de veículos acima de 30 toneladas nas ruas de Tocantinópolis, estão gerando impactos negativos diretos em Carolina, que se tornou a principal rota alternativa para o tráfego de caminhões entre os dois estados.

“O que está acontecendo é injusto. Carolina está sendo sobrecarregada com o tráfego intenso de veículos pesados, o que traz riscos à infraestrutura da cidade e à segurança da população. Estamos buscando na Justiça uma redistribuição desse fluxo, para que não sejamos os únicos a suportar esse impacto”, declarou o parlamentar.

Outro ponto levantado pelo vereador é a omissão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que, até o momento, não construiu a rampa de acesso adequada à balsa para caminhões pesados em Estreito. Atualmente, a única rampa existente é bastante íngreme, dificultando a travessia de veículos maiores e forçando motoristas a buscarem outras alternativas.

A consequência direta tem sido o aumento expressivo do tráfego de caminhões em Carolina, principalmente na travessia com o município de Filadélfia (TO), elevando os riscos de acidentes, desgaste nas vias públicas e transtornos à rotina da população.

Com a ação, Dr. Rubens Araújo espera sensibilizar a Justiça para a necessidade de medidas urgentes e equilibradas que garantam o direito de ir e vir, sem sobrecarregar um único município com toda a demanda logística da região.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress