Agora são 9:44 do dia 30 de novembro de 2025

Siga-nos

Menu

CNMP Suspende Promotor do MPTO por 90 Dias por Parcialidade em Inquérito Eleitoral

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aplicou, por unanimidade, uma pena de suspensão de 90 dias a um promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO). A decisão, ocorrida na 10ª Sessão Ordinária de 2025, baseou-se na violação de deveres funcionais, incluindo a falta de imparcialidade em um inquérito policial eleitoral.

O promotor foi acusado de não se declarar suspeito em um caso que investigava um suposto esquema de propina na campanha de reeleição de um ex-governador do Tocantins. A conselheira relatora, Cíntia Bruneta, acolheu a sugestão do corregedor nacional do MP, Ângelo Fabiano Farias da Costa, para ampliar a sanção de 45 para 90 dias, devido à gravidade dos fatos.

A decisão do CNMP foi fundamentada no Procedimento Avocado nº 1.00892/2023-98, que reuniu informações de três sindicâncias sobre a conduta do promotor. Apesar de absolvido em duas delas, o promotor foi punido na terceira, por sua atuação em um inquérito envolvendo o ex-governador. A esposa do promotor mantinha estreitas relações pessoais e políticas com o ex-governador, o que deveria ter levado o promotor a se declarar suspeito.

Apesar do vínculo, o promotor atuou no caso e requereu o arquivamento da investigação alegando falta de provas e prescrição, em manifestação considerada tecnicamente inadequada. Além disso, solicitou a abertura de nova investigação contra o denunciante, violando o dever de preservar o sigilo da fonte, o que foi considerado antiético.

Outro elemento agravante foi a utilização da promoção de arquivamento, assinada pelo promotor, como peça de defesa do ex-governador em uma ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ), comprometendo a credibilidade dos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

Para o CNMP, as ações do promotor violaram princípios fundamentais como imparcialidade, integridade e decoro, beneficiando interesses políticos e pessoais e fragilizando a atuação do Ministério Público perante a sociedade.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

BUSCAR