Agora são 7:07 do dia 25 de setembro de 2025

Falta De Vagas Em UTIs Pediátricas Do Hospital Geral De Palmas Atrasa Cirurgias e Agrava Situação De Recém-Nascidos

A escassez de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) tem gerado preocupação e sofrimento para famílias que aguardam procedimentos médicos para seus filhos. A situação tem levado ao cancelamento de cirurgias agendadas, principalmente em crianças e recém-nascidos, por conta da falta de leitos disponíveis.

De acordo com relatos de pais e responsáveis, os atendimentos estão sendo comprometidos, e muitos pacientes enfrentam uma verdadeira peregrinação entre unidades de saúde em busca de tratamento adequado. Um desses casos é o da pequena Aurora Beatriz, recém-nascida que está internada no HGP desde o nascimento, há 17 dias, com diagnóstico de bronquiolite — uma doença respiratória que dificulta a chegada de oxigênio aos pulmões.

A mãe da bebê relatou a dificuldade de encontrar vaga em UTI e a transferência frustrada para outra unidade, que também não dispunha de leito disponível no momento. A situação demonstra a gravidade do problema enfrentado por diversas famílias no estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o Tocantins possui atualmente mais de 70 leitos de UTI pediátrica e neonatal disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, o agravamento de casos por conta de doenças sazonais tem aumentado expressivamente a demanda, resultando em superlotação das unidades e falta de vagas.

Enquanto a situação não é resolvida, a angústia das famílias se intensifica e a saúde das crianças continua em risco. A expectativa é de que medidas emergenciais sejam adotadas para ampliar a capacidade de atendimento e garantir o direito à vida e à saúde dos pequenos pacientes.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress