Agora são 9:43 do dia 17 de novembro de 2025

Siga-nos

Menu

Falta de Transparência: Associação Tocantinense de Municípios (ATM) Entra na Mira do MPTO

O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) instaurou um Inquérito Civil Público para investigar suspeitas de falta de transparência nos gastos da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

A decisão, tomada pela 9ª Promotoria de Justiça da Capital, baseia-se em uma notificação que alega a ausência de publicidade sobre as verbas públicas repassadas à entidade.

A investigação se concentra na suposta omissão da ATM em publicar relatórios financeiros anuais e detalhes de contribuições pagas pelos municípios em seu site, o que contraria a Lei Federal nº 14.341/2022. Essa legislação exige que todas as receitas e despesas, incluindo folha de pagamento e contratos, sejam disponibilizadas de forma acessível na internet.

Em buscas preliminares, verificou-se que a ATM não disponibiliza essas informações de maneira fácil, o que poderia configurar um descumprimento das normas federais e um potencial risco para as verbas públicas repassadas.

O Ministério Público, cumprindo seu papel constitucional de proteger o patrimônio público e os interesses coletivos, determinou a instauração do inquérito e requisitou esclarecimentos ao presidente da ATM em até 30 dias.

A medida reforça o compromisso do MPTO em garantir a transparência e o bom uso dos recursos públicos, conforme previsto na legislação vigente.

As informações foram extraídas do Diário Oficial do Ministério Público do Estado do Tocantins, edição nº 2254, publicada em 6 de outubro de 2025.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

BUSCAR