Menu

MPE Instaura Procedimento Administrativo para Investigar Contratações Irregulares em Sampaio-TO

O Ministério Público do Estado do Tocantins, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Augustinópolis, instaurou o Procedimento Administrativo nº 4155/2025 para investigar possíveis irregularidades na contratação de servidores pela Prefeitura Municipal de Sampaio. A ação foi motivada por uma denúncia protocolada por Fabiana Silva Sousa, em março deste ano, que aponta inconsistências na convocação de candidatos aprovados no Concurso Público nº 001/2023.

A denúncia refere-se à contratação de servidores temporários, conforme autorizado pela Lei Municipal nº 0165/2025, sem que os candidatos aprovados no cadastro de reserva fossem convocados, apesar de o Decreto Municipal nº 031/2024 ter homologado o resultado final do concurso com validade de dois anos, prorrogáveis por igual período.

O Ministério Público já havia solicitado esclarecimentos à Prefeitura de Sampaio por meio de ofício em abril, sem obter resposta satisfatória, levando a um novo pedido em junho. A investigação busca averiguar se houve violação dos princípios constitucionais da Administração Pública e das regras do concurso público.

O promotor Elizon de Sousa Medrado determinou a anexação de todos os documentos e diligências já realizadas ao procedimento e a expedição de um novo ofício à Prefeitura, advertindo sobre as sanções legais em caso de descumprimento das requisições.

O caso segue em apuração, com o objetivo de garantir a transparência e a legalidade nas contratações públicas no município de Sampaio. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público do Estado do Tocantins em 6 de agosto de 2025.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

BUSCAR