Agora são 10:18 do dia 25 de setembro de 2025

Policiais Civis Levam Ações Socioeducativas a Escolas Do Jalapão Com a Operação Caminhos Seguros

Com o compromisso de promover a proteção de crianças e adolescentes, policiais civis que atuam no Sistema Integrado de Operações (Siop) estão percorrendo escolas da região do Jalapão, levando ações socioeducativas dentro da Operação Caminhos Seguros. Nos dias 6, 7 e 8 de maio, o município de São Félix do Tocantins foi o foco das atividades, que envolveram centenas de estudantes e integrantes da rede de proteção local.

Na terça-feira (6), as ações tiveram início na Escola Municipal Cantinho do Céu, onde 125 crianças entre 7 e 10 anos participaram de palestras educativas sobre temas como prevenção à violência, segurança, autoestima e canais de denúncia. Já nos dias seguintes (7 e 8), as atividades se estenderam à Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, alcançando mais de 420 alunos do ensino fundamental e médio.

As palestras e dinâmicas foram conduzidas pelos policiais civis Renato Mendes Arantes e Ariosvandre Tavares Araújo Guimarães, com o conteúdo cuidadosamente adaptado às diferentes faixas etárias. As ações contaram com o apoio fundamental de professores, coordenadores, diretores das escolas e da secretária municipal de Educação, Delice dos Reis Barbosa.

Além das atividades nas escolas, nesta quinta-feira (8), os policiais também realizaram uma reunião com os membros do Conselho Tutelar de São Félix do Tocantins. O encontro teve como foco discutir estratégias de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, visando o fortalecimento da rede local de proteção.

“Foi com grande satisfação que estivemos reunidos hoje para falar sobre a Operação Caminhos Seguros, uma iniciativa fundamental do Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate a crimes contra crianças e adolescentes. Sabemos que nossas crianças são o futuro de nossa sociedade e, por isso, é nossa responsabilidade protegê-las e garantir que possam crescer em um ambiente seguro e saudável”, afirmou o policial Renato Mendes Arantes. Ele também destacou o papel essencial do conselho tutelar como linha de frente na identificação e apoio a jovens em situação de vulnerabilidade.

Sobre a Operação Caminhos Seguros

A Operação Caminhos Seguros integra o Plano Estadual de Atuação Integrada de Segurança Pública e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Com abrangência estadual durante o mês de maio, a operação reúne forças federais, estaduais e municipais no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Com base no Processo de Atuação Integrada (PAI), a operação atua em três eixos principais: fiscalização e inteligência, ações educativas e proteção humanizada às vítimas. O foco está nos municípios e localidades mapeadas como áreas de risco, promovendo uma abordagem multidisciplinar que une segurança pública, justiça e assistência social.

Educação como ferramenta de proteção

As ações educativas da operação são lideradas pela Superintendência de Segurança Integrada, por meio da Diretoria do Siop. As atividades incluem palestras, rodas de conversa, dinâmicas participativas e a distribuição de materiais informativos em escolas públicas e privadas de todo o estado do Tocantins, atingindo crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos.

O diretor do Siop, Anderson Casé, destaca a importância da iniciativa: “As ações educativas do Siop têm como objetivo criar um ambiente mais seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes, estimulando a conscientização e o diálogo sobre a importância de proteger os direitos infantojuvenis.”

Durante as ações, os estudantes também recebem informações sobre canais de denúncia de forma acessível e didática, incentivando a cultura da prevenção e do acolhimento. Com o apoio de equipes multidisciplinares e da rede de proteção local, a Operação Caminhos Seguros segue transformando realidades e reforçando o compromisso com a infância e a juventude tocantinense.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress