Na noite de quinta-feira, 11, a Justiça Eleitoral decretou a cassação dos diplomas da prefeita de Praia Norte, Bruna Gabrielle (PSD), e do vice-prefeito Abrão Carolino (PSD), conhecido como Cabeça. Além disso, Ho Che Min Araújo, ex-prefeito, foi declarado inelegível.
As decisões foram proferidas pelo juiz Alan Ide Ribeiro da Silva e se baseiam em duas ações judiciais: Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME).
A AIME, proposta pela coligação liderada por Jader Pinheiro (UB), alega que os mandatos foram conquistados por meio de abuso de poder econômico, corrupção e fraude eleitoral. Já a AIJE, movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), investiga condutas que teriam desequilibrado a igualdade entre os candidatos nas eleições municipais de 2024, incluindo o abuso de poder econômico, de autoridade e uso indevido de meios de comunicação.
Os processos, repletos de provas materiais e testemunhais, foram protocolados logo após as eleições de 2024. Apesar das decretações, ainda não houve decisão judicial sobre o afastamento dos cargos. Segundo apuração do portal Voz do Bico, a sentença ainda não foi publicada e os advogados das partes envolvidas esperam que o caso seja levado ao Tribunal Regional Eleitoral para uma decisão final sobre o futuro político dos envolvidos.