Agora são 7:08 do dia 25 de setembro de 2025

Relatada pela Professora Dorinha, sancionada Lei que amplia financiamento à economia criativa via fundos constitucionais

Foi sancionada nesta quarta-feira (30) a Lei 15.130, de 2025, que autoriza o uso de recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento Regional para atividades da economia criativa. A nova legislação, já publicada no Diário Oficial da União, teve relatoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União) e começa a produzir efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro do próximo ano.

Com a nova regra, os Fundos Constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO) poderão financiar negócios e profissionais ligados à economia criativa — setor que abrange áreas como artes, cultura, turismo, arquitetura, design, moda, publicidade e mídias digitais.

Sancionada às vésperas do Dia Mundial do Trabalhador, a senadora Professora Dorinha ressaltou que a nova lei não gera novos gastos públicos, pois os fundos seguirão as diretrizes já previstas em lei. “Estamos ampliando o alcance dos fundos sem criar obrigações adicionais. A economia criativa movimenta milhões, gera emprego e promove desenvolvimento sustentável nas regiões brasileiras”, afirmou.

A legislação contempla tanto pessoas jurídicas quanto físicas que atuem no setor criativo ou em profissões intelectuais de natureza científica, literária ou artística. Para se candidatar ao financiamento, é necessário comprovar capacidade técnica e financeira junto às instituições gestoras dos fundos.

Com a sanção presidencial, os empreendedores da economia criativa passam a ter acesso a uma importante fonte de financiamento regional. Criados em 1989, os Fundos Constitucionais têm como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos provenientes de 3% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

plugins premium WordPress