Agora são 8:21 do dia 30 de novembro de 2025

Siga-nos

Menu

Futebol Tocantinense: Tiba acusa “complô” contra União A.C. e diz que diretoria do Tocantinópolis matou sonho de meninos do Sub-20 por conta de um acordo

O ex-jogador e presidente do União Atlético Clube de Araguaína, Arione Ferreira Guedes, o Tiba, publicou nas redes sociais um desabafo contundente sobre as semifinais e a final do Campeonato Tocantinense profissional, remarcadas para dezembro.

Em vídeo, o dirigente afirma que há um “complô” organizado por outros clubes e questiona a legalidade da decisão do STJD que define datas e confrontos das novas semifinais.

O União A.C., havia sido campeão do campeonato tocantinense neste ano de 2025, mas numa reviravolta na justiça, a equipe foi desclassificada, e além de perder o título foi rebaixada para a segunda e divisão, fazendo com que a FTF remarcasse novas semifinais.

Tiba alega que a realização dos jogos ainda em 2025 seria “ilegal”, porque muitos atletas que participaram do estadual em 2025 já não constam no BID e estão em outros clubes. “Se for realmente para ter um jogo ainda esse ano de 2025, é ilegal, porque os jogadores estão tudo fora do BID”, disse, defendendo que o resultado conquistado em campo pelo União deve ser mantido.

O presidente também acusa cinco clubes: Araguaína, Gurupi, Tocantinópolis, Capital e Batalhão, de articular acordos para prejudicar o União. Segundo ele, há um entendimento já selado sobre a ordem final do campeonato (Araguaína campeão, Gurupi vice e Tocantinópolis em terceiro) e um acordo envolvendo a vaga na Copa São Paulo de futebol júnior que teria prejudicado a base do Tocantinópolis. Tiba critica particularmente a entrega da vaga da copinha pelo TEC com a desculpa de despesas altas explicando que os times participantes da copinha tem suas despesas pagas durante o torneio pela Federação Paulista.

Tiba fez forte apelo em defesa dos jovens da categoria Sub-20 do Tocantinópolis, afirmando que a diretoria abriu mão da vaga na Copa São Paulo e com isso “matou o sonho” de garotos que lutaram no campo para conquistar a vaga. Ele criticou a justificativa de falta de recursos, lembrando que a Federação Paulista cobre alimentação, hospedagem e deslocamentos na Copinha, e disse que, se necessário, estaria disposto a levar os meninos para garantir a participação. “Os meninos suaram, batalharam… vocês mataram o sonho dos meninos fazendo um acordo”, afirmou.

Sobre recursos e embargos em trâmite, Tiba afirma que processos e acordos têm sido usados para “ferrar o União” e que forças externas estariam agindo para confirmar um resultado previamente combinado. O dirigente também se colocou à disposição para colaborar com a manutenção do direito de clubes e atletas: “Eu não ligo se vou jogar a segunda divisão, eu ligo para não frustrar o sonho dos meninos.”

A Federação Tocantinense de Futebol, o STJD e os clubes citados ainda não se manifestaram oficialmente sobre as acusações. O caso pode ganhar novos desdobramentos jurídicos conforme avançarem recursos e decisões administrativas.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

BUSCAR