Moradores do Povoado Olho D’água de Cima, em Tocantinópolis, denunciaram nesta sexta-feira (31), que a prefeitura usou fogo para limpar o cemitério local às vésperas do Dia de Finados.
Segundo relatos, em vez de roçar e remover o entulho, equipes teriam ateado fogo ao lixo dentro do espaço, gerando pânico entre os moradores vizinhos.
A ação, segundo moradores, ocorreu de forma precipitada e levou a preocupações imediatas sobre riscos à saúde e à segurança, especialmente para famílias residentes em casas de palha próximas ao cemitério. Em mensagem de voz divulgada no WhatsApp, uma parente de moradoras afirmou: “Muita sacanagem do prefeito… a casa da minha mãe perto do cemitério e a da minha irmã é de palha, e o prefeito vai e manda limpar o cemitério com fogo!… Lá tem quatro crianças pequenas, uma anteontem estava na UPA porque estava muito gripada, tem uma bebê que tem apenas 4 meses… Que pouca vergonha desse prefeito de Tocantinópolis, hein?”
Entre os receios apontados estão a propagação do fogo, inalação de fumaça por crianças e idosos, e a destruição de possíveis túmulos e objetos de familiares. Moradores também ressaltaram a sensação de abandono dos cemitérios pela administração municipal ao longo do ano, afirmando que a limpeza costuma ser feita apenas às vésperas do feriado de finados.
Com o feriado de Finados se aproximando, famílias e lideranças locais pedem respostas rápidas e que futuras limpezas sejam feitas com planejamento, técnica adequada e respeito aos moradores e ao patrimônio funerário.