Agora são 2:18 do dia 14 de novembro de 2025

Siga-nos

Menu

Luzinópolis: MPTO Instaura Inquérito Civil Público para Apurar Prática de Nepotismo

Por meio da 01ª Promotoria de Justiça de Tocantinópolis, O MPTO instaurou um inquérito civil público para investigar a suposta prática de nepotismo na Prefeitura Municipal de Luzinópolis.

A ação, formalizada no Diário Oficial de Palmas, edição nº 2219 datado de 13 de agosto de 2025, busca esclarecer denúncias envolvendo a nomeação de parentes de autoridades locais para cargos comissionados.

O inquérito, de número 4370/2025, segue as diretrizes constitucionais e legais, como os artigos 127 e 129 da Constituição Federal, e reforça a obrigatoriedade do respeito aos princípios da impessoalidade, legalidade e moralidade na administração pública. As investigações visam confirmar a existência de nepotismo, prática que contraria a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal e a Lei de Improbidade Administrativa nº 8.429/92.

Segundo o documento assinado eletronicamente por Saulo Vinhal da Costa, promotor responsável, já foram determinadas diligências iniciais, incluindo a comunicação ao Conselho Superior do Ministério Público e uma análise detalhada dos documentos para identificação de indivíduos em situação de nepotismo.

A transparência e o rigor na apuração dos fatos refletem o compromisso do Ministério Público em zelar pela ordem jurídica e pelos interesses sociais, assegurando a eficiência e a moralidade na gestão pública.

Compartilhe

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.
Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Veja Também

BUSCAR